Ana Paula Chagas

Ana Paula Chagas

Sócia, advogada senior, mestre em Direito Ambiental pela Universidade de Sorbonne, especialista em sustentabilidade

Advogada com mais de 15 anos de experiência em cargos de liderança em grandes empresas e escritórios de advocacia full service, atendendo clientes no Brasil e exterior. Experiência em assessoria jurídica a empresas dos segmentos de energia (renováveis e óleo/gás), imobiliário, agronegócio, infraestrutura, química e mineração.
Visão abrangente do Direito com atuação voltada ao suporte à negociação e concretização de negócios, e gestão de crises.
Foco em atuação estratégica visando tanto a antecipação e o desenvolvimento de relacionamentos governamentais favorável ao ambiente empresarial, quanto o posicionamento dos clientes entre as melhores práticas de sustentabilidade e compliance; e preventiva jurídica, visando a mitigação de riscos, evitando a formação e crescimento do contencioso.
Aconselhamento dos clientes em uma vasta gama de questões ambientais, incluindo licenciamento ambiental, áreas protegidas, mudanças climáticas, sustentabilidade, ESG, gestão de áreas contaminadas, biodiversidade, compensações ambientais e gestão de resíduos.
Vivência no exterior, mestrado na Sorbonne (Paris/França), inglês e francês fluentes, e participação em congressos internacionais como palestrante (Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima).
Além de coordenar o bloco de sustentabilidade da pós-graduação em Direito de Energia e Negócios do Setor Elétrico do CEDIN, é Presidente Interina da Comissão de Meio Ambiente da OAB/SP, Diversity and Inclusion Officer do Water Law Committee da International Bar Association (IBA) e membro da LaClima – Latin American Climate Lawyers Initiative for Mobilizing Action.